O que é Percepção Figura-Fundo?

A percepção figura-fundo é definida como a capacidade humana de diferenciar visualmente entre um objeto e seu fundo. O objeto-alvo torna-se o principal foco visual e mental do observador. Na psicologia, o objeto que está sendo percebido é conhecido como figura, enquanto todo o resto é referido como fundo ou fundo. Assim, uma definição mais simples de figura-fundo seria a capacidade de uma pessoa diferenciar entre figura e fundo. Mas respondendo à pergunta “O que é figura-fundo?” requer tanta discussão sobre o cérebro humano quanto sobre o olho humano.Salvar Linha do Tempo Velocidade de Reprodução Automática Normal
Curso de Questionário em Vídeo
43 mil visualizações
Origem da teoria da Gestalt figura-fundo
Para compreender adequadamente a figura-fundo, a psicologia da Gestalt deve ser o começo. A palavra alemã “gestalt” é aproximadamente traduzida para o inglês como “padrão”. A escola de psicologia da Gestalt foi criada por Max Wertheimer, Wolfgang Köhler e Kurt Koffka por volta de 1912. A psicologia da Gestalt acredita que o todo é maior do que suas partes. Isso inclui a mente humana, e foi uma clara resistência ao pensamento científico reducionista.

A percepção figura-fundo, especificamente, foi estabelecida pelo psicólogo dinamarquês Edgar Rubin. Rubin criou um exemplo agora clássico chamado vasos Rubin para ilustrar sua descoberta. A imagem mostra um vaso preto entre dois perfis de rostos brancos. Dependendo do foco do observador, pode-se perceber um vaso preto sobre um fundo branco ou dois rostos brancos sobre um fundo preto. O cérebro humano pode se estabelecer em qualquer uma das percepções da imagem e alternar entre elas, o que é chamado de percepção multiestável. Isso significa que um objeto que antes era percebido como o fundo pode ser transformado em figura. Os exames de ressonância magnética mostram que, quando os humanos interpretam os vasos de Rubin como um rosto, há alguma atividade na região do cérebro conhecida como lobo temporal, que é usada para reconhecimento facial. Não existe tal atividade quando a imagem é interpretada como um par de vasos.

Princípios das relações figura-fundo

Em geral, quatro fatores levam as pessoas a mudar ou mudar sua percepção figura-fundo de uma cena: desfoque, contraste, tamanho e separação. Uma breve discussão de cada um dos quatro fatores pode ser encontrada abaixo.

Desfoque: A nitidez das bordas entre dois objetos pode influenciar a percepção figura-fundo. Em geral, arestas vivas facilitam a identificação de uma imagem central em uma figura. Bordas desfocadas tornam um observador mais propenso a perceber uma forma como fundo.
Contraste: O contraste de cores entre uma figura potencial e o fundo potencial também afeta a percepção. Se duas partes de uma imagem são preto e branco, isso facilita a percepção figura-fundo. No entanto, se parte de uma imagem é vermelha e a outra é marrom, a percepção figura-fundo é mais difícil.
Tamanho: o tamanho de um objeto de destino, em relação ao restante da imagem, também pode afetar a percepção de figura-fundo. Áreas maiores em uma imagem têm maior probabilidade de serem atribuídas ao status de “objeto”, enquanto áreas menores têm maior probabilidade de serem interpretadas como plano de fundo.
Separação: O grau de separação de um objeto também afeta a percepção figura-fundo. Um objeto em uma imagem que é separado e isolado de todo o resto tem mais chances de ser visto como uma figura. Por outro lado, um objeto próximo a outros objetos geralmente será interpretado como plano de fundo. De acordo com Rubin, é mais provável que os humanos vejam uma área fechada como uma figura se ela estiver cercada por uma área maior.

Tipos de processamento de figura-fundo

A maioria dos exemplos de percepção figura-fundo se enquadra em uma das três categorias:

Uma imagem em que figura e fundo competem.
Uma imagem em que a figura deve ser o fundo e o fundo deve ser a figura.
Uma imagem que cria uma ilusão de ótica.
Exemplos de Figura-Fundo
Ao estudar as relações figura-fundo, os exemplos geralmente incluem imagens clássicas como os vasos Rubin. Mas alguns outros exemplos de figura-fundo são igualmente famosos, incluindo a imagem My Wife and My Mother-in-Law, que pode ser interpretada como uma jovem, uma velha ou ambas. A imagem originou-se em um cartão postal alemão de 1888 e, desde então, tornou-se um dos mais famosos exemplos de percepção de figura-fundo.

Ao usar a visão, o olho vê uma coisa de cada vez. O objeto de foco é a “figura”. O restante do campo perceptivo que fica em segundo plano é o ‘solo’. A relação figura-fundo é um dos vários princípios referidos como os princípios da percepção da Gestalt.

O conceito de figura-fundo não se limita à visão. Aplica-se à experiência sensorial em geral. A vida é repleta de discriminação figura-fundo. A preferência, a cultura e o desejo orientam o que se torna figura e o que se torna fundo. É inerente às decisões do consumidor. Quando você se interessa por algo, você o vê em todos os lugares.
Na fotografia, a relação figura-fundo é falada em termos de espaço Positivo e Negativo. Na televisão, é a relação sinal-ruído. Estima-se que o cérebro receba 40 milhões de entradas sensoriais a cada segundo. É a relação figura-fundo que nos ajuda a dar sentido ao mundo.

Aqui estão alguns exemplos da vida cotidiana de como a figura se distingue do fundo:

  • Em um jogo esportivo ou em um show, você deve prestar atenção à voz de uma pessoa para distingui-la do ruído de fundo. (Som)
  • Quando você toma uma taça de vinho e percebe suas diferentes características. (Gosto)
  • Quando você passa o dedo em uma superfície lisa e sente um arranhão. (Toque)
  • Quando você olha para as nuvens e vê formas reconhecíveis. (Visão)
  • Em uma praça de alimentação com muitos cheiros diferentes, você escolhe o cheiro que conecta com a memória. (Cheiro)
  • Quando você percebe uma característica ou tendência comportamental específica em alguém. (Emocional)

Similar Posts