As melhores câmeras de filme de todos os tempos

Apesar do fato de que a fotografia digital ofuscou a fotografia analógica, muitos fotógrafos ainda preferem fotografar em filme. Esse tipo de tiro exige paciência e habilidade, não tolera pressa e não dá margem para erros. No entanto, muitos concordarão com o fato de que vale a pena!

O desenvolvimento mais intenso da indústria de equipamentos fotográficos ocorreu no século passado. Muitos modelos daqueles anos, apresentados na revisão de câmeras de filme, hoje estão incluídos na categoria de raros.

Uma câmera de filme nas mãos de um fotógrafo é uma espécie de portal para outra era e uma ferramenta completamente única para criar obras-primas com uma estética única. E para armazenar fotos, sugerimos que você se familiarize com os álbuns de fotos em nosso site.

Oferecemos uma seleção dos melhores aparelhos que marcaram a história da fotografia.

Pentax K1000

Este modelo ganhou popularidade nos anos 70 e manteve a barra por muito tempo. A câmera de filme japonesa Pentax K1000 é um exemplo perfeito de concisão e qualidade. O dispositivo está equipado com uma caixa de metal durável e mecanismos que podem suportar até as condições climáticas mais severas. Desde o início, este modelo pertencia ao segmento de baixo preço. Devido à sua facilidade de uso, a câmera ainda é considerada uma das melhores câmeras de filme para iniciantes.

Leica M6

As câmeras desta empresa alemã tiveram um papel muito importante na história da fotografia. Os produtos Leica sempre foram considerados o padrão de excelência. Foi uma das primeiras câmeras rangefinder com um medidor de exposição embutido que manteve suas dimensões compactas. A leitura da leitura do medidor foi simplificada, pois as setas de LED no visor indicavam exposição excessiva ou insuficiente. O Leica M6 foi produzido de 1984 a 1998 em várias modificações: o M6J representava uma série de coleção de 1640 unidades, o M6 0.85 apresentava uma ocular de visor ampliada e o M6TTL tinha algumas opções adicionais. Esta câmera é perfeita para trabalhos documentais e jornalísticos.

Olympus OM-1

A Olympus OM-1 é considerada a primeira câmera full-frame (24x36mm) moderna. Esta DSLR combina um design compacto com uma variedade de recursos para uso profissional. Ele foi um dos primeiros dispositivos em que apareceu

função do amortecedor de ar do espelho – ou seja, estabilização da matriz, que nivelou a trepidação do obturador durante a descida. Facilidade de uso, durabilidade e um design bonito e conciso podem ser adicionados ao tesouro de vantagens da câmera.

Canon AE-1

Em meados dos anos 70, as câmeras de filme Canon AE-1 eram especialmente populares. Durante dez anos, até 1985, foram vendidas 5 milhões de unidades de mercadorias, o que foi um recorde para aqueles anos. Esta câmera foi uma das primeiras DSLRs disponíveis no mercado com medição TTL AE e um microprocessador. A Canon AE-1 será uma boa ferramenta para a criatividade. A câmera pode funcionar com baterias convencionais, além disso, muitos de seus elementos mecânicos foram substituídos por módulos eletrônicos. E, no entanto, para este dispositivo existe uma grande seleção de óticas a preços razoáveis.

Minolta X-700

Esta câmera tem sido um sucesso desde o seu início e tem sido um grande sucesso de vendas. A tecnologia de lente Minolta e a montagem de lente foram adquiridas pela Sony e são usadas nas câmeras digitais DSLT sem espelho e translúcidas de hoje. Este modelo possui todas as funções necessárias para câmeras de filme, exceto o foco automático. Na década de 80, a Minolta era considerada uma das melhores e foi montada em fábricas por mais de 20 anos. Possui um modo de prioridade de abertura, bem como a capacidade de disparar uma rajada de até 3,5 quadros por segundo.

Nikon FM2

Outro líder permanente na lista de câmeras lendárias. Robusto, leve, rápido e confiável – você sempre sabe exatamente o que esperar deste dispositivo. Entre os muitos recursos da câmera está um obturador de metal vertical sincronizado mecanicamente que oferece uma velocidade máxima de 1/4000 segundos e 1/200 X-sync. Além disso, esta câmera funciona muito bem com quase todas as lentes Nikon.

Fujifilm X-T10

A nova câmera sem espelho, estilizada como um clássico. Com esta câmera, você pode ajustar a compensação de exposição e a velocidade do obturador, bem como selecionar o modo de disparo e a operação do obturador. Você pode tirar um panorama e aplicar imediatamente um efeito ao quadro, como lomografia ou ativar a exposição múltipla. No painel superior da caixa de metal não há duas rodas de ajuste, mas três. Este pequeno ajudante é definitivamente digno de atenção!

Mamiya RZ67

Esta câmera se tornou a favorita entre os fotógrafos de estúdio e de casamento. Embora a câmera não seja compacta (pesa mais de 2 kg com uma lente de 110 mm), ela ganha com facilidade de uso e alta qualidade. Seu design modular permite o uso de vários acessórios fáceis de substituir. A parte traseira da câmera gira, permitindo que você alterne entre paisagem e retrato sem mover a câmera ou o tripé.

Perguntas e respostas populares

Qual câmera de filme SLR você deve escolher?

Corporações que se dedicavam e continuam se dedicando à produção de equipamentos fotográficos, na década de 90, atingiram o auge da perfeição técnica das câmeras de filme. Todos os modelos de diferentes marcas desses anos têm aproximadamente a mesma funcionalidade. Não recomendo que fotógrafos amadores novatos comprem câmeras das décadas de 1930 a 1960. Eles estão muito longe de serem modernos e exigem muita concentração do fotógrafo no processo de filmagem.

Tudo o que foi lançado depois de 1970 está mais perto de nós. Essas câmeras realmente ajudam os fotógrafos a melhorar suas habilidades de composição. Além disso, eles têm o início da automação, o que elimina momentos tecnicamente difíceis.

Ao escolher uma câmera de filme SLR, considere com qual lente você a usará. A distância focal de 50 mm continuou sendo a principal ferramenta dos fotógrafos daqueles anos. Descubra qual montagem – tipo de montagem de lente – a câmera que você deseja comprar. Veja o preço das lentes correspondentes e sua prevalência.

Você deve considerar câmeras de médio formato?

Se você não entrar na selva técnica, essas câmeras tinham um tipo diferente de filme. É difícil encontrar à venda e custa mais do que o habitual 135º. A maioria das fotos não foi feita com as mãos, mas com um tripé. As câmeras de médio formato destinavam-se, como diriam hoje, a filmagens de alta qualidade com elaboração dos mínimos detalhes. Como a primeira câmera para um fotógrafo amador moderno, esta definitivamente não é adequada.

Para quem são adequadas as saboneteiras de filme?

Quem quiser imprimir uma foto e obter uma imagem retrô, mas não se incomodar com as configurações. As saboneteiras no mercado secundário são muito baratas. O filme é vendido livremente. É o suficiente para carregar a bobina dentro, inserir as baterias e você pode atirar. Ideal para festas e para quem deseja imprimir molduras comemorativas.

Como escolher sua primeira câmera de filme?

Compre um Zenith soviético barato. Existem muitas lentes baratas para eles no mercado secundário, existem manuais de instruções digitalizados na Internet. Com essa câmera, você pode entender facilmente se gosta de fotografia com filme. Para muitos, este será o primeiro e último instrumento analógico. Alguém não vai entender e vai jogar em uma caixa distante – pelo menos não sinto muito pelo dinheiro jogado fora. Outros terão o suficiente de suas capacidades com vingança e podem parar em tal ferramenta.

Como aprender a filmar em filme?

Idealmente, baixe fotos de manuais e brochuras que foram emitidas por fotógrafos na URSS. Tudo é claramente explicado lá. Você pode até ler as resenhas daqueles anos: talvez encontre um modelo que deseja comprar. Os livros didáticos soviéticos sobre fotografia, além de assistir a vídeos de treinamento e praticar mais habilidades no campo, ajudarão você a aprender a filmar.

Similar Posts