Minox 35 GT – Pequena câmera grande

A Minox 35 GT é uma câmera muito conveniente, principalmente devido ao seu tamanho diminuto. A certa altura, era a menor câmera de 35 mm do mundo, um título que só foi cedido a uma outra câmera antes que o digital se tornasse popular. Seria muito fácil descartar isso como sendo seu único diferencial entre o mundo das compactas e SLRs, mas esta é uma câmera que vale muito mais do que a soma de suas partes. Pode produzir resultados que são superiores a muitas câmeras maiores.

O ato de equilíbrio, porém, é se o impulso para a miniaturização leva a comprometer a usabilidade ou mesmo as funções disponíveis, e se esses compromissos são aceitáveis para a experiência e os resultados da câmera. No mundo digital, houve um ligeiro retrocesso nos tamanhos menores das câmeras, especificamente nas câmeras sem espelho. Embora o tamanho pequeno tenha sido uma conveniência para os equivalentes compactos, fotógrafos mais sérios questionaram se o formato pequeno torna a câmera difícil de usar. Foram introduzidos modelos recentes que são maiores, mas também voltam a usar mostradores e botões em vez de botões com sistemas de menus infinitos, ou seja, simplificando as coisas.

A Minox enfrentou essa contradição de frente, com a série Minox 35, e com sua história em câmeras subminiatura usando outros formatos de filme, foi capaz de aplicar uma abordagem medida e de qualidade para construir uma câmera que alcançou um sucesso decente. Tanto que em determinado momento eles até chamaram a atenção da Leica, que gostou tanto do que faziam que comprou a empresa.

Então, como surgiu esta câmera e como é usá-la? Deixe-nos dar uma olhada.

História

Em 1936, Walter Zapp, um fotógrafo de origem alemã báltica, discutiu o conceito de uma pequena câmera que poderia ser levada aonde quer que você fosse com alguns amigos, Nikolai Nylander e Richard Jürgens. Nylander, mais tarde, quando o conceito se concretizou, cunhou o nome Minox e desenhou o logotipo original do “mouse”.

Naquela época, ele morava no que hoje é a Estônia e, inicialmente, lutou para obter financiamento para o novo projeto. Foi então que seu amigo Jürgens contatou a empresa de fabricação eletrotécnica Valsts Elektrotehniskā Fabrika (VEF) em Riga, Letônia, que coincidentemente é de onde Zapp era originalmente. Zapp demonstrou o protótipo UrMinox, incluindo ampliações reais para demonstrar a qualidade que poderia ser alcançada por um pequeno tamanho de filme. A VEF ficou impressionada o suficiente para concordar com a produção, e a câmera subminiatura Minox Riva foi produzida de 1937 a 1943, quando a segunda guerra mundial interrompeu a produção.

O fator de forma sub miniatura sempre estará associado ao mundo da espionagem, seja governamental ou corporativa, que ficou famosa por inúmeros filmes que retratavam espiões com essas pequenas câmeras tirando fotos de documentos secretos. A Minox foi efetivamente associada a essa reputação e por muito tempo foi conhecida como a fabricante de câmeras espiãs. Curiosamente, a capacidade macro dessa câmera aumentou essa reputação e chamou a atenção de certas agências de inteligência em todo o mundo.

Após a segunda guerra mundial, a Minox voltou a produzir e produziu novas câmeras muito parecidas com a Riva original, a Minox II. Eles trabalharam para produzir uma versão com medidor de luz e em 1958 produziram o Minox B que incorporava um medidor de luz Gossen.

Não foi até 1974 que a Minox entrou no mercado de 35 mm e lançou a Minox 35 EL. Fiel à sua história, o EL foi projetado para ser muito compacto. Era um projeto incomum com uma ponte levadiça que exigia um tipo especial de plástico para garantir que fosse forte o suficiente para suportar o uso constante, mas em um tamanho muito pequeno. Ao longo da gama Minox 35 houve algumas variações, onde alguns modelos tinham diferentes modos de disparo, temporizadores, interruptores de compensação de luz de fundo e outras opções, mas no geral a série 35 manteve a mesma forma e funcionalidade básicas.

A linha Minox 35 foi considerada a menor câmera de 35 mm já fabricada, título que tirou de Rollei. Ele manteve esse título até 1996, quando o Minolta TC-1 foi lançado. A Minox 35 GT, a câmera deste artigo, foi produzida em 1981 por dez anos até 1991.

Em 1996, a Minox foi adquirida pela Leica e mantida até 2001, quando uma aquisição pela administração tornou a Minox uma empresa independente novamente. Minox ainda está operando hoje produzindo produtos ópticos.

Walter Zapp finalmente viveu na Alemanha e faleceu em 2003 aos 97 anos. Ele teria ficado muito satisfeito em ver a empresa que fundou continuar nos tempos modernos.

Especificações da câmera

O Minox 35 GT foi produzido de 1981 a 1991. É uma câmera compacta de 35 mm com um design de ponte levadiça que ativa o medidor quando aberto. A abertura também move a lente alguns milímetros para a posição. É uma câmera muito pequena com as dimensões de 100 mm (L) x 61 mm (A) x 31 mm (P) e pesa 200 gramas.

O corpo é feito de plástico reforçado, especificamente Makrolon, que é especialmente projetado para ser resistente. A câmera funciona com bateria, sendo a bateria nativa as agora proibidas baterias de mercúrio PX-27. Existem adaptadores e outras soluções, geralmente utilizando baterias LR43. Um botão de teste de bateria está localizado na parte superior da câmera que move a agulha do medidor de luz para a posição de 1/125 de segundo quando a bateria tem carga suficiente.

A lente é uma 35mm Minox Color-Minotar f/2.8 e não é intercambiável. A abertura é contínua sem paradas de clique de abertura máxima de f/2.8 af/16. O anel de abertura está mais próximo do corpo da câmera na lente. A lente é um Tessar com quatro elementos em três grupos. O foco mais próximo é de 90 cm (3 pés) e o foco é girando o elemento frontal, o que é comum em câmeras menores. O foco é por escala, pois não há telêmetro.

Não há rosca de filtro na lente, mas filtros deslizantes especialmente feitos podem ser encontrados. Como o medidor de luz está na frente da lente, a medição levará em consideração o filtro.

A velocidade do obturador é determinada apenas na prioridade de abertura, não há opções manuais. A velocidade de obturador mais rápida disponível é 1/500 de segundo. A velocidade mais lenta é baseada na velocidade do filme para a qual foi definida. Por exemplo, uma velocidade lenta de 30 segundos é possível se o ISO do filme estiver definido como 25, mas se o ISO estiver definido como 400, ele será limitado a 1 segundo. Obviamente, você gostaria de usar o tripé se chegar perto dessa velocidade lenta.

A velocidade do obturador também pode ser ajustada para luz de fundo com um botão na parte superior da câmera, onde dobra o tempo de exposição. Ele mostra com folga um “2x” branco cercado em vermelho quando ligado, indicando uma parada extra. O medidor é conhecido por ser muito preciso, mesmo para exposições mais longas, considerando falha de reciprocidade (o que, considerando que cada filme é diferente, é um feito muito bom). Há também uma opção de temporizador que é definida com outro botão na parte superior, desta vez mostrando um “T”, que pode ser confuso, já que normalmente “T” significa opção de tempo na maioria das câmeras.

O obturador é disparado com o botão de liberação do obturador amarelo muito distinto colocado na parte superior da placa superior da câmera. A linha Minox 35 possui botões de cores diferentes como um diferencial. Próximo ao disparador do obturador está um slot de liberação do cabo que é muito conveniente para uma exposição mais longa. Isso não é limitado pela velocidade do filme e pode ser mantido aberto por qualquer período de tempo. Também no topo está o contador de exposição, a sapata do flash e a alavanca de rebobinamento do filme.

O filme é enrolado para a frente pela alavanca de avanço no lado direito. Requer um golpe duplo para cada avanço de quadro. O filme é carregado removendo a parte traseira da câmera. O cassete de filme é carregado à esquerda e o filme enfiado no lado direito. Alguns golpes são necessários para garantir que ele seja carregado corretamente. Quando a parte de trás é recolocada, o contador de filme é redefinido e requer mais alguns golpes para frente para posicioná-lo no primeiro quadro.

A velocidade do filme é definida na parte inferior da câmera com opções de ISO 25 a 800. Isso orienta a medição e, se for necessária uma compensação adicional além da parada extra, a velocidade do filme pode ser ajustada rapidamente. Também na parte inferior está a alavanca para travar a parte traseira da câmera, o soquete do tripé e o botão para liberar o filme para rebobinar.

O visor possui linhas de quadro para a lente de 35 mm, com as leituras do medidor no lado direito, indicadas por uma agulha. Existem marcações para 1/30, 1/125 e 1/500 de segundo. As seções superior e inferior além dessas marcações são sombreadas para indicar possível superexposição ou trepidação da câmera, respectivamente.

Ao terminar, a ponte levadiça da lente se dobra perfeitamente, tornando a câmera muito fácil de guardar no bolso e isso também desliga o medidor sustentando a bateria.

A experiência

Encontrei meu Minox 35 GT em um mercado de domingo, sentado ao sol entre bugigangas antigas. Estava coberto de sujeira e parecia um pouco triste. O dono da barraca me garantiu que funcionava, mas como não tinha bateria funcionando, não havia como testá-lo. Com base nessa condição, negociei um preço que me agradou, permitindo o risco e levei para casa. Para meu horror, quando abri o compartimento da bateria em casa, encontrei uma bateria PX-27 original lá! Eu a removi com cuidado, consciente de que é uma bateria de mercúrio e a descartei adequadamente. Não vazou, o que foi um grande alívio. Em seguida, dei uma boa limpeza na câmera, onde ela saiu em uma condição muito melhor, até eu pensei que poderia estar.

Tenho carregado minha Olympus XA3 como minha câmera do dia a dia, então estava ansioso para tentar outra coisa para ter algumas opções. Encomendei um adaptador de bateria de um vendedor no eBay no mesmo dia em que recebi a câmera. Quando chegou, inseri rapidamente o adaptador com quatro baterias LR43 e fiquei extremamente feliz ao ver a agulha se mover quando testei a bateria.

Segurando a câmera comecei a entender a qualidade do acabamento que foi colocado ema natureza da construção faz com que a câmera pareça bastante sólida. Nem uma vez senti que a câmera quebraria ou ficaria fora de forma. Isso contrasta com o quão leve é. Mesmo a ponte levadiça não parece que vai quebrar com muita facilidade.

Minha primeira experiência com a câmera não foi das melhores, pois achei que a câmera funcionava de forma intermediária. Sem surpresa, o primeiro filme teve alguns quadros muito superexpostos, pois o obturador foi padronizado para 1/30 de segundo quando o medidor não foi ativado. Ao testá-lo novamente, descobri que, se tocasse na parte traseira da câmera, ela funcionaria para o próximo quadro. Ocorreu-me que o adaptador de bateria deve estar solto causando a perda de contato com as baterias. Coloquei um pouco de papel alumínio lá e pronto! tem funcionado consistentemente sem falhas desde então.

Similar Posts