Revisão do filme ILFORD HP5+ com fotos de amostra

ILFORD HP5+ é um dos filmes mais famosos e duradouros. O primeiro HP (abreviação de “High Sensitivity Panchromatic”) foi lançado em 1931. Hoje está disponível em rolos e folhas de 35 mm a 20×24 polegadas, pois continua sendo um dos filmes em preto e branco mais vendidos de todos os tempos.

Breve história do HP5+

O filme pancromático ultrassensível (HP) foi introduzido em 1931. Em 1939, foi modernizado e renomeado HP2, 1941 – HP3, 1965 – HP4, 1976 – HP5.

1976. Ilford mostrou um novo filme 400 ISO HP5 na Photokina. Inicialmente, havia uma escassez deste maravilhoso filme no mundo. Os primeiros lotes do HP5 eram exclusivamente no formato 35mm e vendidos apenas na Alemanha, porque a Alemanha era o mercado mais lucrativo.

O HP5+ foi lançado em 1989.

Há uma razão pela qual Ilford usa um sinal de mais ou “+” em seus nomes de emulsão. HP5+ no mesmo grupo Plus com FP4+ e Pan F+. A linha de filmes Ilford Plus são todas as últimas gerações de emulsões “estabelecidas” com ISO 400, 125 e 50.

Outra linha Ilford notável é a Delta, que usa tecnologia mais recente de 1990 com grão mais fino (mas também uma faixa dinâmica mais estreita) e menor tolerância à exposição.

Curiosamente, muitas das melhorias do HP5+ em relação ao seu antecessor parecem ser destinadas a fotojornalistas (Photo Pro Issue 4, 1989). Um deles era a capacidade de aumentar para ISO 3200. E granulação ainda mais fina e um pouco mais de detalhes de sombra do que seu principal concorrente, o Kodak Tri-X.

33 anos ou 91 anos desde o seu lançamento, o HP5+ ainda é o favorito entre os fotógrafos de filme. Embora a imprensa não use mais essa fita, ela é muito popular entre os envolvidos no renascimento analógico moderno.

Estrutura de grão, resolução, nitidez

Ao fotografar com sensibilidade nominal, o grão do Ilford HP5+ parece ter aproximadamente o mesmo tamanho, talvez um pouco mais granulado, do que o Kodak Tri-X 400.

Tri-X e HP5+ são frequentemente comparados devido à idade semelhante (mais de 80 anos no mercado), sensibilidade (ISO 400) e aplicação (para fotojornalistas).

Ilford não fornece nenhuma medida de tamanho de grão ou resolução de imagem para o HP5+, embora eu não me surpreenda se for idêntico ao Tri-X RMS 17.

Na prática, a granulação do HP5+ não é visível em dispositivos móveis em digitalizações de 35 mm (a menos que você amplie). Mas se quiser evitar isso em telas grandes e imprimir, é melhor fotografar na HP5+ em formato médio ou grande.

Assim como o Tri-X, a granulação do HP5+ está presente, mas não é crítica, não estraga a imagem e os pequenos detalhes.

A granulação do filme pode ser lisa ou nítida. O grão liso não é perceptível, mas remove alguns detalhes. A granulação nítida pode ajudar a realçar alguns dos elementos mais sutis em suas imagens. A nitidez do grão pode variar dependendo do revelador, embora o próprio filme desempenhe um papel significativo em sua aparência.

HP5+ se inclina para grãos ásperos. Em todos os formatos e com a maioria dos desenvolvedores, você espera detalhes, mesmo com lentes gelatinosas.

Faixa Dinâmica e Contraste

No papel, o HP5+ mostra 3,5 com cerca de 12 paradas de faixa dinâmica utilizável.

Na prática, o HP5+ pode renderizar detalhes em condições difíceis de iluminação melhor do que a maioria (se não todos) os filmes. Com sua impressionante faixa dinâmica e grande latitude, o filme lida com a luz melhor do que alguns dos sensores digitais de primeira linha de 2022. Naturalmente, isso torna o HP5+ adequado para iniciantes e para medição de luz sem medidor de luz usando a Regra Solar de 16.

O HP5+ se comporta como um filme de médio contraste quando exposto perfeitamente. No entanto, você terá mais contraste se subexpor e um pouco menos se superexpor. Todos os negativos em preto e branco fazem isso, embora o HP5+ o faça melhor do que a maioria: suas sombras retêm mais detalhes do que muitos filmes comparáveis ​​(incluindo Tri-X) e seus realces têm menos probabilidade de serem apagados quando superexpostos.

Guia de exposição Ilford HP5+

Se você deseja a melhor qualidade de imagem, exponha Ilford HP5+ em ISO 400 e desenvolva normalmente. Você não ficará desapontado.
Gráfico de falha de reciprocidade HP5+.

Ou você pode medir HP5+ em ISO 200 e desenvolver normalmente para reduzir o contraste em cenas com sombras escuras/duras. Felizmente, este filme retém uma grande variedade de tons nas luzes; isso significa que você pode “salvar” seus destaques no Photoshop com relativa facilidade se suas imagens parecerem muito brilhantes.

Você pode filmar no filme Ilford HP5+ como se fosse um filme ISO 800 e desenvolver normalmente. As fotos terão um alto contraste, que você editará no pós-processamento.

No entanto, se você usar o processamento push ou pull HP5+, ele provavelmente se tornará mais sensível à superexposição e à subexposição e exigirá uma medição mais precisa.

EMPURRAR e PUXAR Ilford HP5+

No processo normal, a emulsão HP5+ é extremamente versátil. Sua sensibilidade ISO 400 é ideal para uma ampla gama de condições de iluminação com a maioria das câmeras, desde sol forte até iluminação interna sem tripé. Mas o filme pode ser exposto em ISO 200-800 sem perda significativa de detalhes. O HP5+ possui uma enorme faixa dinâmica; seu contraste pode ser alterado ajustando digitalmente a exposição.

A capacidade do filme de suportar super e subexposição, bem como sua faixa dinâmica, é ligeiramente reduzida quando você empurra ou puxa HP5+. No entanto, HP5+ é conhecido por reter seu perfil de contraste melhor do que a maioria das outras emulsões. Ilford afirma ter “boa qualidade de imagem” com compensação de exposição de até +3 pontos. Mas a internet está cheia de exemplos de processos de exposição e desenvolvimento mais extremos com excelentes resultados.

Similar Posts