Armazenamento de negativos e slides

A maneira mais natural e, talvez, a melhor de armazenar negativos é o método mais antigo de armazenamento em papel de desenho. Esse é o jeito antigo, os negativos são embrulhados em papel vegetal, de forma que as seções do filme fiquem em contato umas com as outras apenas pelo papel vegetal, os negativos no rolo ficam com o substrato por dentro, e com a emulsão para fora. Este método de embalagem sobreviveu com sucesso até hoje e é praticado por muitos fotógrafos profissionais.

Este método é bom no estágio preliminar de preparação do filme para armazenamento. Em poucos dias, você verá que os filmes preparados dessa maneira ficam absolutamente planos e os filmes planos com qualquer método de impressão são menos arranhados, o que, por sua vez, garante nitidez ao imprimir ou digitalizar no campo do quadro sem grampos adicionais e esforço extra.

Para alinhar o filme no plano de escaneamento, o escâner do minilaboratório deve aplicar uma grande força nos rolos de pressão, que não podem deixar de deixar marcas nos filmes. Com minilabs ópticos, é absolutamente o mesmo, se o filme não estiver preso, a mesma nitidez em todo o campo do quadro não funcionará. Daí os riscos longitudinais ao longo do filme no método direto de impressão de negativos. Lembre-se de que um quadro impresso apenas uma vez em um laboratório duvidoso leva a arranhões que nem mesmo scanners de filme profissionais com ruído de hardware Digital ICE e remoção de arranhões conseguem lidar.

Para armazenamento mais longo, você pode usar um método de armazenamento modificado – este é um chinelo de papel vegetal. Na verdade, são duas folhas de papel vegetal coladas de maneira especial para que se formem bolsas para o filme entre elas. Ao mesmo tempo, essa folha possui uma perfuração no lado esquerdo, o que permite que sejam arquivadas em uma pasta de arquivo. No entanto, a lasca de papel vegetal tem uma desvantagem – o preço.

Portanto, uma lasca de plástico se espalhou. Existe uma maneira simples e barata de fazer sua própria lasca. Vamos precisar de uma engrenagem grande de um despertador quebrado, um tubo de metal fino, um cabo de madeira acabado de uma ferramenta antiga, 1 rebite, um gabarito (uma tira de papelão, plástico ou metal com 38 mm de largura), uma régua de metal e limas para armazenar folhas de papel A4.

Então, vamos começar a fabricar: retiramos o eixo da engrenagem. Cortamos o tubo de metal a uma distância um pouco maior que o raio da engrenagem, ao longo do eixo do tubo. Fazemos um furo para o rebite. Inserimos a engrenagem e a rebitamos de forma que ela gire livremente na ranhura, mas não fique pendurada. Colocamos uma alça de madeira na extremidade livre do tubo. A ferramenta está pronta!

Agora, usando o modelo, colocamos marcas ao longo da borda do arquivo, que iremos conectar. A maneira mais fácil de fazer isso é com uma caneta esferográfica ou um furador afiado. Aquecemos nossa ferramenta em um fogão a gás ou de qualquer outra forma. A engrenagem deve estar quente, mas não superaquecida.

Na régua, desenhamos uma linha de marca a marca com nossa ferramenta aquecida. Acontece uma linha uniforme de pequenos orifícios soldados. Da mesma forma, um tubo de cobre pode ser substituído por um ferro de solda, neste caso é feito um furo passante na ponta do ferro de solda, ao qual é rebitada uma engrenagem de grande diâmetro e grande número de dentes. Um ferro de solda, no entanto, é necessário se você estiver fazendo sliver em escala industrial. As lascas não são piores do que as de fábrica!

Há pessoas que são céticas quanto ao método de armazenamento em uma lasca de plástico. O principal argumento é que atrai poeira. No entanto, quero observar que o próprio filme atrai poeira, especialmente se você o puxa com frequência. Além disso, a própria lasca de plástico inicialmente não contém poeira. Alguns céticos afirmam que, com o tempo, o grão do filme aumenta no plástico. No entanto, isso não foi comprovado por estudos de laboratório. O mesmo pode ser dito, em princípio, sobre o papel vegetal que foi exposto a alvejantes e possivelmente contém sua quantidade residual.

Os aspectos mais críticos do armazenamento de filmes, especialmente slides, são umidade e temperatura. A umidade ideal para armazenar material fotográfico negativo e reversível está na faixa de umidade de 30 a 35%.

Ao armazenar slides, você deve conhecer uma regra importante – os slides são materiais destinados à exibição em um projetor, portanto, para que as cores dos slides permaneçam brilhantes por muito tempo, eles devem ser armazenados em uma caixa escura para que a luz solar não penetra nas lâminas. O mesmo conselho pode ser dado para impressões coloridas, especialmente aquelas feitas na década de 1980. Infelizmente, eles também desaparecem, então posso aconselhá-lo a digitalizá-los o mais rápido possível com um scanner de mesa, apenas por precaução.

Muitas vezes surge a pergunta – cortar ou não cortar o filme? Hipoteticamente, você não pode cortar, mas neste caso há muitos problemas com seu armazenamento, embora na natureza existam scanners de filme que possuem um adaptador especial para alimentação de filme em rolo não cortado (Nikon COOLSCAN 5000 ED). No entanto, o próprio adaptador custará de 700 a 800 dólares e 3 meses de espera pela entrega de um revendedor autorizado. Esses adaptadores são mais necessários para grandes laboratórios fotográficos. É melhor cortar o filme em segmentos iguais. Tiras de 4 a 6 quadros de comprimento, para conveniência de digitalização adicional. E, de fato, você não está cortando imagens, mas filmando e cortando entre os quadros. Não há nada de errado com isso. Anteriormente, o filme era armazenado em rolos, porque os minilaboratórios cobravam uma taxa adicional de 10% do custo de impressão do filme cortado, pois é problemático tirá-lo de cada bolso, mas se você trabalha com um scanner de filme e ainda mais com um ampliador de fotos você mesmo, o filme é melhor cortar, para você não vai sair mais caro e nem mais barato. Ao preparar o filme e cortá-lo em segmentos e, em seguida, digitalizá-lo uma vez, você protegerá para sempre seu quadro contra danos, especialmente se você gravá-lo em um CD ou DVD.

Ao mesmo tempo, os minilaboratórios digitais mais modernos permitem imprimir impressões de arquivos digitais com resolução de 500 dpi. Você não conseguirá distinguir a olho nu um quadro impresso de um arquivo digital 30×40 cm do mesmo quadro impresso de filme, bem como de um arquivo de uma câmera digital caríssima. Nenhuma diferença. Na verdade, o confronto entre filme e digital termina aqui. A fotografia de filme moderno é mais um processo combinado de imagem digital para analógica.

É desejável, claro, que o filme entre na mecha sem esforço e saia do mesmo jeito. Mas isso é ideal, na prática, para retirar o filme de uma lasca densa, basta dobrar levemente o filme pelas pontas para que a bolsa de plástico se abra um pouco. A propósito, os sharewares “gratuitos”, que são lançados em minilaboratórios em todos os lugares, os chamados “arquivos de impressão”, podem ser atribuídos a uma lasca ruim. Normalmente, o filme é empurrado para dentro deles muito fundo (e isso é feito usando uma máquina especial) ou não o suficiente, e partículas de poeira ou areia chegam lá, que então irremediavelmente arranham o filme, tornam-se altamente eletrificadas e atraem poeira para o bolso . Portanto, é melhor gastar algum dinheiro em um sistema de armazenamento adequado para seus negativos e slides e embalar o filme você mesmo.

É categoricamente impossível armazenar um filme enrolado em um rolo, o fato é que com o tempo ele racha, torce (o filme tem memória para danos mecânicos), a poeira gruda no filme, quando o filme é desenrolado, aparecem impressões digitais no camada de emulsão desenvolvida. E classificar os filmes cortados é muito mais fácil. Retirando a chapa lascada, você pode olhá-la através da luz e escolher a moldura que precisa para o trabalho. Ao mesmo tempo, como a fita acomoda um grande número de seções de filme, a sequência de quadros não é violada e é difícil confundir negativos com esse sistema de arquivamento. Para maior precisão, as folhas dos chinelos são trocadas periodicamente com folhas com comentários e arquivadas em uma pasta de arquivo com mola de liberação rápida. Anote o tempo de filmagem, localização e enredo como comentários. Não é necessário assinar cada negativo, basta assinar uma série inteira, por exemplo, “Zerkalny Camp, 2007 Swimming Competition”. Se você fotografar algo raro, sinta-se à vontade para anotar mais detalhes, será mais fácil para você navegar mais tarde ao procurar o material certo. Na folha de guarda da pasta, faça uma pequena lista das cenas filmadas, ou pelo menos liste o ano em que os negativos estão armazenados nesta pasta. Se as folhas de fita estiverem empilhadas de acordo com a lista, você não precisará procurar o quadro certo por muito tempo. Ele terá um endereço muito específico na pasta de arquivo. Aliás, esse processo tem até nome próprio – atribuição, da palavra “atributo”. Atributo significa adicionar comentários.

Se você estiver usando um marcador de assinatura diretamente na superfície da fita, use um marcador de secagem rápida projetado para gravação de CD. Chama-se “caneta de CD”. Aliás, a composição de sua tinta é escolhida para não destruir o plástico, já que as condições de armazenamento dos CDs e sua composição são semelhantes às da fita e dos filmes.

No final do folder, indique o ano da filmagem e coloque-os em ordem crescente na estante, como livros. Se já houver muitas pastas (por exemplo, você está arquivando seus parentes ou fazendo este trabalho para uma organização), faz sentido fazer um rubricador. No programa Microsoft Excel, crie um arquivo de tabela, em cujas células você insere os anos e as principais parcelas realizadas nesse período.

Se você esqueceu de assinar o ano na lasca, a data aproximada de filmagem (com precisão de 3 anos) pode ser determinada a partir da borda do filme revelado. Os fabricantes geralmente indicam a data de produção do filme e outros parâmetros técnicos lá.

Nunca coma enquanto estiver trabalhando com um scanner de filme ou com um arquivo. Não fume ao manusear o filme. Não seria supérfluo dizer que pentear o cabelo durante o trabalho também não é necessário.

Atenção!

Em nenhum caso você deve confiar nos funcionários de um laboratório fotográfico para cortar e embalar filmes! Estes são arranhões adicionais em seu filme. Se possível, sempre faça você mesmo.

Claro que tudo é importante, até o material de que é feita a caixa para guardar fotos. De acordo com o grau de preferência, você pode organizá-los da seguinte maneira: metal, plástico, madeira. O fato é que a madeira macia contém e libera resinas que podem danificar seus negativos. Lembre-se, por exemplo, que a terebintina, que é um solvente forte, é obtida da resina de pinheiro.

Inspecione regularmente o armazenamento de seus negativos e álbuns de fotos. Procure sinais de mofo ou danos causados por insetos. Certas espécies de formigas e cupins gostam de se alimentar de filme. Se forem encontrados insetos, remova-os manualmente. Não use pesticidas! É por isso que você não deve guardar seus negativos e álbuns perto de alimentos e produtos alimentícios, que atraem muitos insetos diversos, como baratas, moscas e aranhas, que podem se depositar em slides e negativos, ou introduzir esporos de mofo. Os proprietários de câmeras digitais agora sorriem ao ler isso, mas garanto a você que suas câmeras digitais e DVDs são suscetíveis ao mesmo dano porque também são feitos de plástico.

Similar Posts