Por que fotografar com apenas uma lente de 35 mm IRÁ melhorar sua fotografia

Por que fotografar com apenas uma lente de 35 mm IRÁ melhorar sua fotografia.

Por Steve Huff

Originalmente, escrevi este artigo para encerrar minha análise da câmera Fuji X100, mas decidi expandi-lo e publicá-lo por conta própria. Quando o X100 e até mesmo o Leica X1 foram anunciados e lançados, muitas pessoas reclamaram que ele não tinha uma lente Zoom, ou não tinha a capacidade de adicionar outra lente. Eu ouvi coisas como “Quem quer uma lente fixa de 35mm” e “Essas câmeras são inúteis com apenas 35”.

Para mim, esse tipo de pensamento é um absurdo limítrofe, já que a distância focal de 35 mm é uma das distâncias focais mais úteis, senão A mais útil que você pode usar! Eu realmente acredito que se você fotografar com apenas uma distância focal de 35 mm por pelo menos 6 meses, sua fotografia melhorará, assim como seu conhecimento de composição, luz de leitura e até mesmo sua “visão”. Com isso quero dizer, a maneira como você vê as coisas em relação à fotografia.

Sim, é verdade. Você não pode adicionar uma lente de zoom a câmeras como a X100 ou a Leica X1, nem elas têm uma lente de zoom embutida. Quando você investe nesses tipos de câmeras, está investindo em uma câmera de 35 mm. Assim como nos velhos tempos com as clássicas câmeras de filme de lente fixa. Mas vejo isso como uma coisa boa e é por isso que também adoro o Leica X1 e o X100 e até mesmo um Leica M9 com uma lente simples de 35 mm acoplada.

Para mim, é tudo sobre simplicidade e saber o que esperar da câmera. Depois de algumas semanas fotografando apenas com sua câmera e uma lente de 35 mm, você começará a visualizar em sua cabeça como ficará sua imagem, muito antes mesmo de fotografá-la. Quando saio e vejo uma cena que quero fotografar, imediatamente imagino em minha cabeça como será a imagem. Posso visualizar como ficaria em f/2 ou f/8, posso ver como quero enquadrar e como ficará minha imagem final, mesmo com o processamento! Eu vejo tudo isso antes de tirar a foto. Eu posso fazer isso porque tenho fotografado com lentes prime apenas por muitos anos, e o 35 tem sido uma das principais distâncias focais que uso junto com meu 50mm.

Algumas imagens usando apenas a distância focal de 35 mm.

A casa abaixo foi fotografada com uma Leica M9 e 35 Summarit, que é uma ÓTIMA lente para esse tipo de foto. É engraçado porque o Summarit tem um Bokeh melhor que o 35 Summicron ASPH, e custa cerca de metade do preço e uma lente menor! Verdadeiro!

Se você clicar na imagem da casa abaixo, poderá ver melhor a qualidade da lente, pois o detalhe também está lá.

A imagem abaixo do antigo (e que eu pensava ser um abandonado) motorhome é um dos meus favoritos dos últimos tempos. Lembro-me de dirigir por uma estrada rural e avistei essa “cena” com o canto do olho. Eu imediatamente me virei e parei em um trailer sujo, desgastado e cansado. Assim que saí do carro, sabia exatamente o ângulo que queria por causa da lona que estava fluindo em direção às minhas lentes. Eu sabia que ficaria incrível em preto e branco e, quando processei a imagem, era exatamente o que eu esperava.

Foi filmado com a lente Leica M9 e 35 Summicron ASPH.

Por pelo menos um ano eu viajei com minha M9 e 35mm tirando fotos de prédios antigos e lugares abandonados. Era quase uma obsessão minha encontrar essas casas, lojas, carros, lojas há muito esquecidas..e até postos de gasolina. Para este projeto, a distância focal de 35mm foi minha lente mais valorizada e utilizada. Um 28 sempre foi um pouco largo demais e o 50 um pouco longo demais.

Esta antiga estação de serviço foi capturada nas montanhas de Kentucky, mais uma vez com o Leica 35 Summarit. Para detalhes completos e cores, clique na imagem.

Tudo bem, até agora tudo o que mostrei foram prédios antigos e um trailer, que são temas perfeitos para um 35. E quanto às pessoas? Às vezes, com uma 35mm, se você chegar muito perto de alguém, eles podem aparecer distorcidos, mas nem sempre. Acho a distância focal de 35 mm ótima para retratos SE você quiser incluir os arredores também, e IMO, isso cria um “retrato” muito melhor. Há alguns anos, comecei a achar as típicas “cabeças” de retrato de 85 mm um tanto chatas. Eu gosto de ver mais o que está acontecendo nos arredores… o “ambiente” das pessoas, e é por isso que você provavelmente já ouviu o termo “Retrato Ambiental” antes.

Na minha opinião, a distância focal de 35 mm pode produzir retratos mais interessantes do que 50, 75 ou 90 IMO. Porque? Porque você vê o ambiente junto com a pessoa. Você vê o que está acontecendo na cena que eu acho muito mais interessante do que apenas um tiro na cabeça na maioria das vezes.

Abaixo está um cuspidor de fogo que estava andando pelas ruas de Las Vegas e sempre que alguém lhe dava um ou dois dólares, ele cuspia fogo na rua, parando o trânsito e tudo. Com a M9 e a 35 Summilux ASPH II, essa foto foi fácil e eu adorei!

A próxima foto do meu filho Brandon foi tirada há mais de um ano com a M9 e 35 Summarit. Estávamos sentados para comer e eu queria tirar uma foto dele navegando no menu, mas em vez disso ele olhou para mim com o “você está tirando uma foto DE NOVO!” Veja.

Adicionado um tom Sépia no Color Efex que fica melhor quando você clica na imagem. Esta foto, quando vista em tamanho maior, me lembra o quão bom é este pequeno Summarit. Um pouco clássico, um pouco moderno e o Leica 35 de menor preço.

Mesmo a pequena Olympus E-PL1 com a panqueca de 17 mm anexada é quase igual a um comprimento de potro de 35 mm (34) e aqui está outro retrato que tirei com essa combinação exata! Eu realmente gosto deste como você vê o ambiente em que o Leiloeiro trabalha. Isso foi em um leilão em um dia quente e suado de verão e ele estava parado na traseira de sua caminhonete, de onde leiloou uma casa e seus pertences. Foi em Illinois e provavelmente perto de 100 graus naquele dia. Estava quente e úmido.

Quando filmei a última turnê do Seal, também experimentei o 35 e realmente adorei o que consegui capturar com ele. Filmar shows com uma lente de 35 mm soa estranho, não é? Parece que seria muito curto, mas com um artista como Seal, usar uma 35mm é ESSENCIAL, pois há muita participação do público. Mais uma vez, obter o assunto e seus arredores é a chave para uma foto realmente ótima. Este é com o M9 e 35 Summicron ASPH.

Usando o Leica X1, que tem quase uma lente equivalente a 35mm…

Aqui está mais um “Retrato Ambiental” que tirei há um ano com a M9 e 35 Summilux ASPH II. Você pode ver que esse cara é um artista de rua. Conta mais uma história do que apenas um tiro na cabeça.

Como você pode ver, a distância focal de 35mm é muito útil e versátil. Na verdade, depois de sempre ir e voltar qual distância focal prefiro entre 35 e 50, sempre volto para 35. Parece natural.

Depois de fotografar uma câmera e uma lente como 35 mm por pelo menos 6 meses, você saberá qual ângulo obter, onde ficar e sairá da mentalidade de “lente de zoom”, que IMO o torna preguiçoso. Lá, eu disse isso e eu quero dizer isso! Lentes de zoom deixam você preguiçoso. Claro que é bom ter aquele enorme e caro 70-200 porque quando você está perambulando pelo zoológico é o que todo mundo tem com eles, e eu costumava ser culpado da mesma coisa há muitos anos. Assim que comecei a fotografar com uma 35 e 50, toda a minha visão mudou e percebi que 95% das minhas fotos tiradas com uma lente de zoom… eram horríveis!

Hoje em dia, quando olho para trás, para minhas fotos com “zoom”, elas parecem planas e sem vida e PARECE que dei zoom no meu assunto. Mas às vezes vai ter um assunto que está mais longe e sem um Zoom você não consegue chegar perto. Talvez você não possa caminhar até o assunto para se aproximar. Quando isso acontece, mudo toda a minha abordagem para o tiro. Em vez de me preocupar com o assunto, olho em volta e vejo o que posso capturar dentro da foto COM o assunto, e isso geralmente torna muito mais interessante.

É claro que os atiradores esportivos e os caras da vida selvagem precisam de zooms poderosos (ou primes), mas para a maioria de nós, incluindo os amadores, pode ser uma ótima experiência fotografar apenas com uma lente e apenas uma lente por um tempo e, acredite, vai melhorar sua fotografia.

Eu poderia viver o dia a dia com 35 ou 50. Minha lente favorita no mundo é na verdade uma 50, mas não por sua distância focal. A Leica Noctilux por sua renderização deslumbrante. Logo atrás, o novo 35 Summilux ASPH. Eu fotografei com 35 por meses a fio, e fiz o mesmo com 50. Minha fotografia sofreu por causa disso? NÃO, na verdade, teve o efeito oposto. Melhorou isso.

Meu encerramento…

Fotografar APENAS com uma lente de 35 mm por, digamos, 3-6 meses, abrirá sua mente para outras possibilidades. Você não apenas mirará, ampliará e atirará, mas também olhará em volta, pensará e se perguntará como pode obter a melhor foto com o que tem. Fotografar em 35mm parece natural. Você pode obter ótimos retratos ambientais e até mesmo retratos normais se recuar um pouco. 35mm é ótimo para paisagens e fotos urbanas. Ele meio que suga você para a imagem às vezes e não é muito largo como um 24 ou 28 pode ser, nem muito restrito como um 50 pode ser em algumas situações.

De muitas maneiras, na minha opinião, a distância focal de 35 mm é a distância focal perfeita para fotografar a vida enquanto ela acontece. As coisas ao seu redor, as pessoas ao seu redor e a rotina diária em geral. Se você tiver a chance, coloque uma 35mm (equivalente) em qualquer câmera que você possua e fotografe por algumas semanas. APENAS usando essa lente. Meu palpite é que, ao final de algumas semanas, você terá alguns guarda-redes incríveis e também terá aprendido um pouco mais sobre composição. Você também terá uma sensação de liberdade, pois o estresse de “qual lente devo usar” desaparecerá. Só você e seus 35… muito legal.

Similar Posts