Escolha de lente de 35 mm x 50 mm: qual é a certa para você?

Uma das perguntas mais comuns que recebo de outros fotógrafos é: “Qual lente principal devo comprar? 35mm vs 50mm?” Na verdade, a resposta a esta pergunta pode realmente ajudá-lo, quer você fotografe retratos e casamentos, ou qualquer tipo de fotografia geral, desde paisagens épicas até momentos casuais do dia a dia.

Então, qual é a resposta? Bem, como você provavelmente pode imaginar, a resposta correta é: “Depende!” Depende do tipo de fotografia que você faz, claro, mas também depende do seu estilo criativo como artista.

Vamos nos aprofundar e ajudá-lo a determinar se uma lente principal de 35 mm x 50 mm é melhor para você.

Qual é a diferença entre 35mm e 50mm?

Nikon Z 35mm f/1.8 S vs Nikon Z 50mm f/1.8 S | Não há muita diferença além dos números?
Primeiro, vamos ter certeza de que entendemos a diferença técnica entre 35 mm e 50 mm. As duas lentes principais são bastante semelhantes, mas os 15 mm entre os dois números com certeza fazem a diferença.

Se você quiser pular para a próxima parte e evitar a explicação técnica, aqui está a versão simplificada:

50 mm é considerada a distância focal mais “normal”. É o ponto médio entre duas categorias muito comuns de lentes: grande angular e telefoto. 35 mm, como indica seu número mais baixo, é uma distância focal ligeiramente grande angular, mas não muito. Em outras palavras, 35mm cabe mais na sua composição do que 50mm.

Para ser técnico, 50 mm fornecerá um ângulo de visão de 47 graus e 35 mm fornecerá um ângulo de visão de 63 graus. (Estamos assumindo um sensor de câmera full-frame.)

Se você está tendo problemas para visualizar isso, lembre-se de que 90 graus é um ângulo reto, portanto, um primo de 50 mm é quase a metade disso e um de 35 mm fica bem no meio. (A propósito, um ângulo de visão de 90 graus equivaleria a uma lente de 21 mm.)

35 mm vs 50 mm em um sensor de colheita

Obviamente, se você tiver um sensor recortado, o ângulo de visão efetivo muda. Em sensores APSC com um fator de corte de ~ 1,5x, sua lente de 50 mm se tornará uma espécie de telefoto em ~ 75 mm, um ângulo de visão de 33 graus, e sua 35 mm se tornará uma lente normal, em torno de 52 mm ou 44 graus ângulo de visão.

E se você tiver uma câmera com sensor APSC e quiser o mesmo full-frame equivalente a 35 mm ou 50 mm? 35mm irá “transformar-se em” 50mm, e 24mm irá “transformar-se em” 35mm. Se você tiver um sensor Micro Four Thirds, com um corte de 2x, então, para atingir equivalentes de 35mm e 50mm, você vai querer um prime de ~18mm ou um prime de ~25mm.

Mas, chega de números! Vamos ver uma representação visual de como são 50 mm e 35 mm no mundo real:

35mm, f/1.4

50mm, f/1.8

50mm, f/1.8

50mm, f/2

35mm, f/1.8

Foto cortesia de mapas de casamento | 35mm, f/2.8

50mm, f/1.2
Lente de 35 mm x lente de 50 mm: qual é a melhor para você?

50mm, f/4
Quando se trata de decidir entre 35 mm e 50 mm, há o aspecto prático e técnico e também o aspecto criativo e artístico.

Pense em como você tiraria a mesma foto com as duas lentes. Digamos que você esteja fotografando um retrato de um ser humano e deseja enquadrá-lo da mesma forma com as duas lentes. Com sua lente de 50 mm, pode ser necessário dar um passo para trás, longe do assunto, enquanto com sua lente de 35 mm, pode ser necessário dar um passo à frente, em direção a eles, por causa do ângulo mais amplo.

Um espectador pode não ser capaz de identificar exatamente qual lente você usou, no entanto, muitas vezes eles podem sentir uma “proximidade” de seus assuntos, especialmente com uma lente de 35 mm se você se aproximar um pouco mais do assunto.

Então, aqui está o fator decisivo, a grande questão que você pode responder com um pouco de prática: você prefere se aproximar de seus assuntos ou prefere manter uma distância “normal”?

Lente 35mm vs 50mm para fotografia de retrato

50mm, f/1.8
Quando se trata de fotografia de retrato, as distâncias focais “normais” nem sempre são consideradas ideais. Na verdade, se você perguntar à maioria dos fotógrafos de retratos sobre uma “lente de retrato”, eles provavelmente mencionarão uma prime de 85 mm ou uma prime de 105 mm!

Se você costuma fotografar apenas um assunto de retrato, talvez dois, então uma prime de 50 mm ou mesmo de 85 mm geralmente é uma ótima escolha. No entanto, se você costuma fotografar mais de dois ou três assuntos, especialmente mais de cinco, verá que 35 mm é apenas uma distância focal mais prática para encaixar todos no quadro.

Preparação nupcial 35mm vs 50mm com a família

35mm, f/2
O que acontece se você fotografar o retrato de uma pessoa com uma prime de 35 mm? Quanto mais perto você chegar do rosto, maior será a sua proximidade, e o ângulo mais amplo de sua lente exagerará suas características faciais, essencialmente fazendo com que o nariz pareça maior! Isso geralmente é considerado pouco lisonjeiro, no entanto, com consideração cuidadosa à distância exata entre você e seu assunto, um prime de 35 mm pode criar uma sensação de proximidade e intimidade com o assunto que você simplesmente não conseguirá com um prime de 85 mm, embora você possa aproxime-se dele com uma 50mm.

Lembre-se, as “regras” da fotografia devem ser quebradas!
Por outro lado, e se você tentar capturar um grupo grande, digamos uma noiva e sete damas de honra, com uma prime de 50 mm ou mesmo de 85 mm?

Bem, em primeiro lugar, você precisará de muito espaço para fazer backup e encaixá-los todos no quadro! Isso nem sempre é possível e, por esse motivo, simplesmente não posso recomendar tentar fazer todos os seus retratos com uma 50mm, especialmente em um casamento onde as restrições internas podem ser inevitavelmente apertadas.

No entanto, se você puder recuar o suficiente para encaixar um grupo no quadro, será recompensado com a oportunidade de criar uma profundidade de campo um pouco mais rasa, ao usar uma abertura rápida, e isso pode compensar a sensação de distância entre sua câmera e os assuntos.

Pessoalmente? Muitas vezes descubro que, ao fazer casamentos em geral e retratos de casamento, costumo usar minha prime de 35 mm, porque estou com mais frequência em locais mais próximos e com mais frequência capturando grupos de 3 a 5 ou mais pessoas.

Lente de 35 mm x 50 mm para fotos espontâneas e de rua
Cachorro 35mm x 50mm correndo na grama
35mm, f/1.8
Quer você esteja de férias ou apenas passeando pela casa, ter uma prime de 35 mm ou 50 mm à sua disposição pode ser uma beleza. Se você está tentando não se intrometer em um momento especial, silencioso e íntimo, ter uma lente relativamente pequena f/1.8 ou f/2 em sua câmera pode ajudá-lo a se tornar mais discreto em torno de seus assuntos.

Qual distância focal é melhor para essas situações? Se você é sempre forçado a manter alguma distância de seus assuntos, talvez porque eles sejam tímidos, então uma lente prime de 50 mm permitirá que você capture muitos tipos de momentos sem ter que ficar “na cara deles”, por assim dizer.

35mm vs 50mm vidai casamento no sul da ásia
35mm, f/2
Por outro lado, se você conseguir “entrar na ação” sem incomodar ninguém, uma lente de 35 mm pode permitir que você mergulhe um pouco mais na cena, permitindo que eles se sintam mais próximos do assunto e também vejam um um pouco mais dos arredores ao fundo.

Pessoalmente? Mais uma vez, busco uma lente de 35 mm, de preferência uma pequena e discreta f/1.8 prime.

Lente 35mm vs 50mm para fotografia de paisagem
Pôr do sol de aventura na Califórnia de 35 mm vs 50 mm
24mm em APSC (equivalente a 35mm)
A fotografia de paisagem, assim como a maioria dos tipos de fotografia ao ar livre ou da natureza, é onde o fator técnico de sua distância focal desempenhará o papel mais importante. Porque? Porque na maioria das vezes, muito do seu assunto pode estar muito longe, essencialmente “infinito”, o que significa que dar um passo para frente ou para trás não fará quase nada para mudar toda a sua composição, ou pelo menos o fundo.

Similar Posts